CASE:

OBJETIVO: Vários projetos - (1) Alta disponibilidade, (2) Automação de processos de negócios e construção das integrações necessárias  para atender as áreas de negócios do banco no cadastramento de correspondente bancário, (3) Disponibilização de serviços na camada de DMZ para parceiros e fornecedores se integrarem a diversas operações do banco, (4) Solução para executar e validar análise de crédito de clientes e enviar mensagens SMS aos mesmos. (5) Estruturar a gestão de dados no Banco Toyota, de acordo com as melhores práticas adotadas pelo mercado.

O PROJETO

Alta Disponibilidade

Serviços especializados no produto TIBCO BusinessWorks, para realizar a instalação, configuração, tunning e transferência de know how, criando um ambiente de alta disponibilidade, com diversos servidores, com migração, testes e acomodação dos atuais serviços para o novo ambiente.

BPM

 

Projeto de automação de processos de negócios e construção das integrações necessárias  para atender as áreas de negócios do banco, no cadastramento de correspondente bancário.

Com esse objetivo foi utilizado o TIBCO BW, fermenta de integração/mediação e transformação como motor de processos de negócio, viabilizando a implementação de um motor de BPM sem a necessidade de outra ferramenta. Para tanto,  foi provido suporte e consultoria em todo o projeto, incluindo instalação, configuração, desenho e modelagem dos processos AS IS e TO BE e automação do mesmo.

A arquitetura da solução em uma visão geral tem componentes TIBCO BW, TIBCO EMS, Java Web e Banco de dados SQL Server. Utilizando-se dos protocolos de comunicação: JMS (tcp), http, soap e JDBC.

DMZ

 

Com objetivo de utilizar o TIBCO BW, ferramenta de integração, mediação e transformação, para disponibilizar serviços na camada de DMZ onde parceiros e fornecedores poderão se integrar a diversas operações do Banco Toyota, foi desenvolvido este projeto, envolvendo outros fornecedores de soluções. Foram realizados trabalhos de suporte, consultoria, instalação, configuração, desenho e desenvolvimento de integrações com foco na camada de DMZ, durante o ano de 2016.

SMS

 

Módulo para prover uma solução para executar e validar análise de crédito de clientes e enviar mensagens SMS aos mesmos. Foi utilizado inicialmente no Salão do Automóvel 2016.

Atividades desenvolvidas:

  • Elaboração de arquitetura solução

  • Desenvolvimento de serviços para comunicação com a plataforma de SMS e com os serviços adjacentes para compor a solução solicitada, utilizando as tecnologias TIBCO BusinessWorks e TIB

  • CO Adapter for Database

- Testes

- Documentação

- Implantação

Governança de Dados

 

Conforme o Guia de Melhores Práticas em Gerenciamento de Dados – DAMA-DMBOK (Data Management Body of Knowledge), a Gestão de Dados é uma função na Organização que cuida do planejamento, controle e entrega dos ativos de dados e informações.

 

Esta função inclui: As disciplinas de desenvolvimento, execução e supervisão de planos, políticas, programas, projetos, processos, práticas e procedimentos que controlam, protegem, distribuem e aperfeiçoam o valor dos ativos de dados e informações.

Conforme a figura abaixo, a proposta da solução consiste em apoiar a primeira etapa para estruturar a Gestão de Dados no Banco Toyota de acordo com as melhores práticas adotadas pelo mercado, com o apoio da BLR DATA (parceira da Officeware neste projeto)  em questões de cunho metodológico.