COMO FAZEMOS

Visamos sempre alcançar resultados concretos, com planos de ação justificados e alta relação Custo X Benefício

Um projeto de modelagem e redesenho de processos fornece às empresas uma visão clara dos principais problemas e oportunidades de melhoria existentes nas formas atuais de trabalho, ditadas pelos seus processos de negócio.

Quando devidamente orientados, devem se focar na redução de custos e agilização dos tempos envolvidos, através da eliminação de custos desnecessários, redundâncias e gargalos existentes nas operações. Complementarmente, indicadores de performance são estabelecidos e cenários possíveis de redesenho são discutidos.

O produto final do redesenho de processos é uma proposição com planos de ação contendo custos, benefícios, esboço de solução e cronograma de desenvolvimento e implantação das oportunidades identificadas.

As empresas hoje buscam resultados e, portanto, planejamento sem ação não interessa ao mundo moderno. É necessário colocar em prática as melhorias necessárias, implantando-as.

Possuímos uma metodologia simples, prática e totalmente adequada à realidade brasileira, através da qual, em curto intervalo de tempo, diagnosticamos ações de melhoria nos processos e elaboramos propostas sistêmicas e organizacionais. Os fluxos atuais de trabalho são estudados, as atividades envolvidas são levantadas, os tempos e custos existentes são medidos e, a partir daí, são construídos cenários para o redesenho, visando atingir os objetivos pré-determinados para o processo.

O produto final é uma documentação completa do(s) processo(s) atual(ais) com indicadores, principais problemas e suas causas, cenários de melhoria e um completo plano de ação com benefícios, custos, esboço de solução e cronograma detalhado de desenvolvimento e implantação.

Com a utilização dos softwares específicos de modelagem e simulação de processos, nossos projetos de redesenho são realizados em um intervalo de tempo muito menor que aqueles desenvolvidos com os métodos tradicionais.

Os resultados são concretos e os planos de ação justificados com alta relação custo x benefício.

Metodologia

 

Nossos consultores utilizam técnicas adequadas para mapear e documentar os fluxos de trabalho e processos de sua empresa, utilizando softwares de modelagem de processos de última geração.

Toda a documentação poderá ser automaticamente publicada na sua Intranet e disponibilizada para consulta dos vários usuários de sua empresa.

 

Em um intervalo curto de tempo, ajudamos as empresas a responder perguntas, tais como:

  1. Qual é o custo atual do meu produto e como reduzi-lo melhorando os processos atuais? Que alternativas existem?

  2. Como estão dispostos os custos por atividade (Activity Based Costing)?

  3. Onde estão os gargalos do meu processo?

  4. Como dimensionar a quantidade de recursos que necessito ter no meu processo para uma dada demanda de trabalho?

  5. Qual é o tempo atual despendido no meu processo e como reduzi-lo?

 

Utilizando-se dos softwares de modelagem de processos pode-se facilmente responder essa e outras perguntas relacionadas a custos, tempos e recursos do seu processo, de uma forma direta, objetiva e rápida.

 

Temos experiência de mais de 20 anos em projetos de workflow e BPM, oferecendo desenvolvimento e implantação de soluções baseadas em fluxos de trabalho, que irão assegurar maior agilidade e controle ao seu negócio.

Desenvolvemos aplicações customizadas e integradas em diferentes processos de negócio, que podem ser facilmente adaptados à sua empresa:

  1. Controle e acompanhamento do provisionamento e entrega de serviços

  2. Aprovação e liberação de pedidos

  3. Troca e devolução de mercadorias

  4. Desenvolvimento de propostas e controle de entrega para empresas prestadoras de serviço

  5. Controle de despesas de viagem

  6. Controle e aprovação de sinistros para seguradoras

  7. Aprovação de compras para qualquer tipo de empresa e governo (Lei 8.666/93)

  8. Pagamento de benefícios para seguradoras e fundos de pensão

  9. Tráfego eletrônico para editoras de revistas e agências de publicidade

  10. Alteração de especificação técnica de produtos para indústrias em geral

  11. Aprovação de crédito para bancos e financeiras

  12. Cobrança para bancos e financeiras

  13. Crédito imobiliário

  14. OSS (Operational Support System) para empresas de telefonia

  15. Comércio exterior para bancos

  16. Folha de pagamento (abertura de contas massificadas) para bancos

  17. Controle e acompanhamento de patrimônio e suprimentos

 

Para isso, utilizamos os produtos líderes mundiais em BPM, sempre visando obter a melhor solução customizada para a sua empresa, voltada a atender as necessidades específicas de seu negócio.

 

A Governança de BPM tem se tornado uma parte importante do BPM nas organizações, na medida em que necessitam estender a filosofia e a aplicação dessa disciplina ao longo de toda a empresa.

No momento em que essa necessidade ocorre, ou seja, regras voltadas para um ou poucos processos necessitam ser aplicadas de uma forma corporativa, várias questões surgem ligadas aos programas e projetos de BPM e como impactam a forma como a empresa opera.

A Governança de BPM engloba tópicos tais como a definição do gestor do processo, o alinhamento dos objetivos do processo com os indicadores de performance corporativos, etc. Além disso, no momento em que o foco de BPM estende-se para incluir tanto aspectos de gestão do processo (definição-modelagem e melhoria continua) e de tecnologia de BPM (automação envolvendo motores de BPM, de regras, BAM, etc.) várias questões surgem quanto a transparência das funções e responsabilidades dos diferentes aspectos relacionados a BPM entre usuários do negócio e profissionais de Tecnologia da Informação.

O escopo de Governança de BPM também engloba aspectos relacionados a como tornar  BPM bem sucedido na empresa, tais como, alinhamento com a estratégia, a escolha e implantação dos padrões adequados de mercado e aspectos humanos, tais como incentivos alinhados com as metas de processo, entre outros. Adicionalmente, governança inclui também decisões sobre qual a melhor estrutura organizacional para gerenciar processos.

Para as empresas que necessitam implantar de forma corporativa BPM nos seus principais processos de negócio, torna-se imprescindível a necessidade do desenvolvimento e implantação de um modelo de Governança de BPM para direcionar seus próximos passos.

A Officeware oferece esse serviço de consultoria onde são discutidas e elaboradas as políticas de BPM, envolvendo entre outros, os seguintes assuntos:

  • Objetivos e estágios de maturidade de BPM
     

  • Definições de padrões e ferramentas 

    •          Desenho e Modelagem 

    •          Orquestração

    •          Interface com usuário

    •          Monitoramento

    •          Documentação
       

  • Metodologia de desenvolvimento e homologação

    •          Ciclo de vida de desenvolvimento de um processo
       

  • Metodologia de implantação e continuidade

    •          Entrada em produção     

    •          Alteração e exclusão de processos
       

  • Catálogo de Serviços e Biblioteca de Processos
     

  • Considerações técnicas

    •          Arquitetura de BPM

    •          Autenticação

    •          Segurança

    •          Infra-estrutura

    •          Manutenção 

    •          Expurgo 

    •          Back-up 

    •          Archiving
       

  • Definição de funções e responsabilidades
     

  • Perfil dos profissionais: treinamento e capacitação

Mapeamento e documentação

Simulação

Desenvolvimento e implantação de BPM baseados em SOA

Governança de BPM