Mesa redonda: BI X BPM


"O BPM trata da execução física e do controle das atividades previamente definidas em um processo, que certamente geram dados e informações a serem analisados e consolidados com indicadores. Já as ferramentas de BI utilizam-se desses dados agregando-os a outros, voltados ao negócio da empresa."


Alexandre Melo , diretor da Officeware Consultoria



O Business Intelligence é um componente do BPM? O BI pode ser considerado um ponto de partida para o BPM? Saiba como vários especialistas vêem essa relação: "Mais do que uma solução de apoio à tomada de decisões, o BPM é um conjunto de aplicações e processos desenhados para otimizar a execução da estratégia de negócios estabelecida pela empresa. Trabalha com uma visão mais abrangente da corporação, enquanto que o BI, muitas vezes, é departamental. Por incorporar informações em tempo real e emitir alertas com os indicadores que estão se desviando dos limites esperados, o BPM é pró-ativo e tem foco na oportunidade. Já o BI é reativo, com base em informações históricas."


Jaime Aron Teig , diretor de soluções da Consist



"As aplicações de BPM têm como importante característica de diferenciação a capacidade de ‘olhar para a frente', ou seja, de possibilitar análises preditivas e planejamentos, proporcionando um elemento de proatividade para as organizações. O BI permite analisar e compreender o desempenho passado e atual, enquanto as soluções de BPM complementam esse quadro ao dar à empresa a capacidade para gerenciar seu desempenho atual e futuro."


Antônio Paulo Rihl , diretor da Hyperion para a América Latina



"Na verdade, BPM e BI são conceitos distintos que, dependendo da estrutura da organização, podem se ajudar. Enquanto o foco do BI é a disponibilidade da informação para a tomada de decisão, o BPM mira na gestão dos processos organizacionais e no seu controle efetivo, permitindo mensurar a eficiência da empresa. Durante a execução do BPM, a informação necessária ao BI pode ser gerada. Mas enquanto o BI direciona, o BPM, de fato, é quem conduz a corporação."


André Burani , supervisor de desenvolvimento da ISolutions