• Roberto Thomazette

BPM em cinco palavras


Uma boa definição de Business Process Management (BPM) pode ser:


“BPM é uma metodologia ou disciplina (não apenas uma tecnologia) para gerenciamento completo de um processo, não apenas de tarefas individuais. É um meio para melhorar a performance de processos e seus resultados. Um processo pode abranger tarefas manuais e automatizadas, unindo pessoas, sistemas, dados e ativos.”


Essa definição pode soar muito acadêmica para algumas pessoas, mesmo as que atuam na área.


Depois de uma boa reflexão, a resposta sobre o que é BPM pode ser simplificada com o entendimento de cinco palavras: Processos, Pessoas, Contexto, Ações e Resultados.


Vamos tentar explicar:



Processos


Os processos podem parecer um item óbvio para o BPM, mas há uma coisa a ter em mente. Nem todos os processos são iguais.


Existem muitos tipos de processo. Alguns tipos são adequados para serem padronizados, alguns são mais voltados para a inovação ou para lidar com situações de negócios imprevisíveis. Certifique-se de estar usando os tipos corretos de processos, nos lugares certos e também ao digitalizar seus processos.



Pessoas


Pessoas produtivas nem sempre não são consideradas tão importantes quanto processos eficazes. Existem várias possibilidades de melhorar como alguém está usando seus recursos operacionais, assim como melhorar sua eficiência operacional. Mesmo que você tenha passado por várias etapas de aprimoramento de processos, um painel de operações preditivas pode indicar melhorias totalmente inovadoras.



Contexto


Todos os contextos de negócios devem estar disponíveis para tornar produtiva a nova complexidade dos negócios digitais. Então, quais são “todos os contextos de negócios”?

Existem muitos tipos de contexto e cada situação exigirá uma combinação deles.


  • Contexto Estratégico

  • Contexto Operacional

  • Contexto Tático

  • Contexto Estratégico

  • Contexto Situacional

  • Contexto Visual

  • Contexto Social

  • Contexto Organizacional

  • Contexto Físico

  • Contexto Relacional


Ações



Processos, pessoas e contextos se unem para decisões que determinam o curso correto das ações. Tecnologias inteligentes tomarão automaticamente algumas dessas ações e algumas dependerão de insights humanos. O novo desafio é escolher as ações corretas dentre as que são apresentadas, a partir do mar de possibilidades potenciais que o negócio digital oferece.


Resultados



No centro de cada processo deve estar o resultado desejado. Se não estiver, então você está atrasado. É possível começar apenas se concentrando nos três resultados básicos, para depois focar em outros tipos de objetivos.


Quando estiver pronto para dirigir sua atenção para resultados mais sofisticados, um grande recurso para se basear é o Modelo de Valor de Negócios do Gartner. Ele fornece informações sobre vários resultados mais comuns e contém orientações sobre o que medir para avaliar seu sucesso.



Tem um projeto em mente?


Os desafios para estruturação e execução do seu projeto podem ser superados com o acompanhamento de uma consultoria experiente, para desenvolver uma estratégia e um planejamento adequados, que oriente tanto as decisões referentes às soluções técnicas e conceituais, visando atender as necessidades corporativas, com o melhor retorno sobre o investimento. Consulte-nos.


A Officeware tem sido há muito tempo fornecedora de soluções de Business Intelligence, Business Analytics, Master Data Management, Governança de Dados, Robotic Process Automation e BPM, para otimizar e transformar os processos de negócios.


Não deixe de ler os outros textos de nosso blog, onde abordamos vários assuntos relacionados a BI, RPA, BPM, BA, MDM e governança de dados e saiba como as organizações estão se beneficiando com esses recursos.