Business Intelligence: 5 fatos sobre o estudo “Wisdom of Crowds”de 2016



Há alguns dias a Howard Dresner publicou o seu "Wisdom of Crowds Market Study 2016" e as conclusões são importantes. O relatório se baseia em mais de 1.500 respostas e oferece um estudo profundo sobre business intelligence e faz uma avaliação de 28 fornecedores. Abaixo estão cinco conclusões interessantes:



1. O uso de Business Intelligence está crescendo nas organizações


O uso de business intelligence está crescendo significativamente de 2015 para 2016. Pela pesquisa, 61% das organizações usam ou consomem informações de business intelligence. O crescimento foi de quase 4%. Esse aumento é devido a ferramentas de autoatendimento com uso mais intuitivo, reconhecimento do valor do BI, o aumento do volume de dados, entre outras razões. Essa tendência deve continuar, principalmente pelo autoatendimento e aplicações mais robustas da plataforma de BI.



2. A ação sobre insights continua popular, mas está em declínio


83% das respostas apontaram para um “loop fechado” ou ação ad hoc em insights nas plataformas de BI, enquanto só 12% relataram ação descoordenada. Somente 5% afirmaram que os insights são raramente aproveitados. Esses dados são promissores. A tendência negativa na progressão de “ação sobre insights” ao longo do tempo é confusa. Em 2014, quase 62% relataram uma ação ad hoc (informal) sobre os insights e em 2016 esse número caiu para 55%. Por que?


A razão poderia ser atribuída parcialmente a processos mais formais, entretanto outro fator poderia ser a forma imprecisa com que as ferramentas de BI associam os insights a ações conhecidas. A maioria das ferramentas de BI não está intimamente ligada à tomada imediata de ação, resultando em interpretação adiada ou completamente desprovida de sequência pelo usuário final. Os usuários de dashboards devem ser capazes de identificar ações diretamente em cima dos insights que eles veem. Agir sobre os insights na hora que acontecem sempre resulta em melhores benefícios.


3. O valor para o negócio é cada vez mais importante


Os participantes da pesquisa de 2016 relatam que “estão recebendo cada vez mais valor dos fornecedores”. O valor percebido pelo investimento tem ficado acima do muito bom desde 2012. Em 2016 esse item recebeu as melhores avaliações desde que o estudo foi lançado em 2011.


4. Mais do que apenas data discovery


Muitos dos produtos líderes de mercado que aparecem no quadrante “Overall Experience Leaders” (Líderes na Experiência Geral) oferecem ferramentas com funcionalidades que vão além das visualizações e data discovery. À medida que o BI é disseminado nas organizações, as ferramentas mais populares oferecem uma variedade de funções analíticas, incluindo visualizações, dashboards, preparação de dados, análise avançada, colaboração, mobilidade e outros.


5. Avaliação do líder


A solução avaliada como líder geral (TIBCO Spotfire) recebeu as avaliações mais favoráveis em robustez do produto, usabilidade, administração, visão geral, integração com tecnologia de terceiros e escalabilidade, entre outras.



A Officeware é distribuidora oficial da TIBCO no Brasil.


Não deixe de ler outros textos deste blog, que apresenta tendências e novidades sobe o assunto e não se esqueça de deixar suas dúvidas e opiniões.