• Roberto Thomazette

A integração como caminho para a transformação digital – Parte 2


Uma plataforma de negócios digital ajuda as empresas a identificar oportunidades e resolver problemas conectando, detectando, aprendendo e automatizando. 


O Gartner prevê que até 2020, algoritmos persuasivos que captem insights da psicologia e da ciência cognitiva alterarão o comportamento de um bilhão de funcionários e os consumidores terão mais conversas com bots do que com seus cônjuges. As iniciativas na área da robótica automatizarão partes inteiras de processos de negócios. Aumentar e automatizar a inteligência da empresa é crucial para o futuro de qualquer negócio.


Todos os setores da indústria enfrentam diferentes desafios de negócios e, portanto, enfatizarão diferentes aspectos de uma plataforma de negócios digital.

"Eu acho que é justo caracterizar que há dois tipos de plataforma de negócios digital", diz Rajeev Kozhikkattuthodi, vice-presidente de gerenciamento de produtos da empresa de software TIBCO. "Um está mais próximo do limite e aumenta a inteligência em tempo real. O outro tipo é mais focado na transformação digital como um facilitador imprescindível para seu relacionamento com clientes e parceiros ".


Onde o impacto será maior?


Indústrias, transportes, serviços públicos e outros segmentos com grandes investimentos de capital precisam maximizar o valor de suas infraestruturas e melhorar a eficiência operacional. Adicionar inteligência no limite, para que os dispositivos IoT (Internet das Coisas) possam sentir e agir localmente, será um componente essencial de uma plataforma de negócios digital nesses setores.


Bancos e empresas de telecomunicações querem redefinir seu relacionamento com seus clientes criando um tipo de ambiente contínuo e multicanal. Nesse caso específico, aprenderam muito com o que os varejistas digitais vêm fazendo há muito tempo.

Os varejistas e as empresas de viagens, que devem fornecer uma experiência de cliente personalizada e uma entrega ou transporte eficiente com infraestrutura física, enfrentam ambos os desafios.


Toda empresa quer reduzir custos e aumentar a velocidade da inovação. Todo empreendimento precisa tomar decisões mais rápidas e melhores com a aprendizagem de máquina e análises em tempo real. Uma plataforma de negócios digital robusta pode alcançar esses objetivos.


Cultura e Transformação Digital

A transformação digital de uma grande empresa é uma tarefa assustadora, e as mudanças culturais e organizacionais podem ser seus aspectos mais desafiadores. As empresas digitais avaliam a velocidade e a experimentação, abraçam o risco e são distribuídas em vez de hierarquizadas.


"Pessoalmente, acho que os desafios referentes à tecnologia são os mais fáceis de resolver", diz Rahul Kamdar, diretor de gerenciamento de produtos e estratégia da TIBCO. "A cultura é mais difícil. Quando digo cultura, se trata de realmente mudar como você estrutura a responsabilidade de sua equipe e como as pessoas trabalham um com o outro”.


Um dos principais obstáculos à transformação digital é colocar muita ênfase na tecnologia e não o suficiente nos processos de trabalho que a tecnologia permite.


As mudanças organizacionais básicas necessárias para a transformação digital, como a criação de equipes de produtos multifuncionais, para desenvolver capacidades empresariais e a implementação de processos Agile Development e DevOps, são pré-requisitos essenciais para a criação de uma plataforma de negócios digital.


"Organizações que projetam sistemas [...] são compelidas a produzir projetos que são cópias das estruturas de comunicação dessas organizações".

Lei de Conway


A transformação digital requer um compromisso organizacional total. A lei de Conway (Melvin Conway, 1968)  indica que as organizações produzem software que reflete a estrutura da própria organização. Esse enunciado ainda é válido nos dias atuais.


Uma plataforma de negócios digital desenvolverá tecnologias de integração tradicionais, estendendo-as para lidar com microsserviços, arquiteturas sem servidor, arquiteturas baseadas em eventos, aprendizado de máquina e inteligência artificial. As metodologias de desenvolvimento mais ágeis, os processos DevOps, a TI bimodal e outras mudanças culturais são peças de uma quebra-cabeças de negócios digital. Nesta série de textos, apresentamos um caminho para criar uma plataforma digital na sua empresa.



Não perca os próximos textos e não deixe de ler os outros textos de nosso blog, onde abordamos vários assuntos relacionados a BI, BA, MDM, governança e integração de dados e saiba como as organizações estão se beneficiando com esses recursos.


<Parte 1 Parte 3>