• Roberto Thomazette

A inteligência que sua empresa deve ter por trás do BI



Estamos vivendo em uma época de tecnologias disruptivas. Não importa o segmento de negócios, todas as organizações estão adotando novas tecnologias e ferramentas para se manterem competitivas e serem relevantes. Entretanto, as novas tecnologias trazem com elas desafios de adoção pelos usuários e resistências à mudança, entre outras coisas.


“Como se assegurar que os usuários de todos os níveis

irão adotar e se adaptar às novas tecnologias de

análise de dados ... e ter sucesso?”


Um fator importante para aumentar a adoção é a facilidade de uso. Parece óbvio, não? Considere o fato de que os usuários são frequentemente obrigados a aprender novas tecnologias e desenvolver novas habilidades para serem eficazes em seus trabalhos. Se a curva de aprendizagem para uma solução de análise de dados é árdua, o caminho para a adoção é marcado por resistências a mudanças e resultados fracos.


Softwares de análise de dados são desenhados para facilitar nossa vida e proporcionar insights valiosos a partir dos nossos dados, para a tomada de decisões embasadas.


A boa notícia é que existem soluções que não são difíceis de aprender, nem complicadas de usar e são desenvolvidas pensando no usuário com pouco conhecimento, de forma que podem “meter a mão na massa” logo.



Motor de recomendação


As plataformas de analytics mais avançadas oferecem algo como um “motor de recomendação”, que facilita a exploração de dados, tanto para usuários novatos, quanto para os experientes. Essa funcionalidade recomenda a visualização de dados que melhor atende as necessidades, baseada nos tipos de dados selecionados, eliminando dessa forma as tentativas e erros na visualização, acelerando o processo de exploração de dados.



Interface


Outro fator que agiliza a adoção é uma interface interativa e intuitiva. Por exemplo: uma experiência simplificada de descoberta de dados que permite aos usuários encontrar, organizar e filtrar dados em um espaço personalizado de análise pode ser muito estimulante, economizar tempo e reduzir a confusão.


Além disso, nada melhor do que uma interface com um design bonito, agradável e funcional.



Visualização de dados


Uma exploração de dados rápida e o fácil acesso à análise de dados encoraja os usuários, na medida em que ganham controle sobre os seus dados, sem precisar depender da área de TI.


Uma boa visualização pode comunicar ideias de negócio com um poder incrível. Atualmente, isso não está somente restrito a especialistas de TI e analistas de dados. Uma nova geração de ferramentas e o enorme volume de dados disponíveis podem facilitar a vida de qualquer colaborador na criação de visualizações (dashboards) que comunicam ideias de forma muito mais eficiente do que as tradicionais planilhas de Excel poderiam fazer.



Conclusão


Na gestão de qualquer negócio é preciso sempre alinhar e equilibrar as três colunas de sustentação da competitividade: pessoas, tecnologia e processos. Às vezes nos esquecemos de que a tecnologia e os processos devem servir e facilitar a vida das pessoas.


As novas tecnologias facilitam cada vez mais essa tarefa de alinhamento onde a área de TI tem papel fundamental.  



Fique atento às tendências e novidades de mercado lendo outros textos do nosso blog e não se esqueça de deixar suas dúvidas e opiniões.