• Roberto Thomazette

Como criar um bom painel de controle gerencial (dashboard)?



Os painéis de controle gerencial (dashboards) dos sistemas de business intelligence e business analytics têm evoluído e se tornado ferramentas indispensáveis, para permitir aos usuários de negócios e executivos tomarem decisões melhores e mais rápidas, aumentar a visibilidade operacional e promover um ambiente de trabalho proativo.


Dashboards fornecem visualizações rápidas de indicadores-chave de performance a partir de fontes de dados potencialmente diferentes e auxiliam os usuários no aprofundamento dos detalhes para identificar a causa raiz, oportunidades, tendências e ameaças.


Entretanto, os dashboards e visualizações de dados devem ser uma combinação de utilidade, usabilidade e beleza, a fim de impulsionar o engajamento e a ação. Vamos discutir algumas formas para fazer com que seus dashboards consigam “falar” com o seu público.



Não se esqueça das necessidades dos usuários


Oferecer um único dashboard para toda a organização pode pretender informar igualmente a todos, no entanto pode ser difícil atender satisfatoriamente dessa forma a um público bastante diversificado. Quando desenvolver dashboards, é sempre recomendado atender aos requisitos do seu público, sejam executivos, colaboradores, clientes ou parceiros. Um ponto chave nesse aspecto é certificar-se que o dashboad atende cada requisito específico dos usuários em suas tarefas. Frequentemente isso significa dispor de diferentes dashboards desenhados para cada atividade dos usuários. Tenha certeza de que está atendendo a informação e as métricas importantes para cada público e os tipos de decisões que precisam fazer de forma regular.



Crie um design atrativo


Um dashboard com um bom design pode economizar muito tempo, auxiliando aos usuários identificar insights importantes para decisões efetivas, de forma rápida. Não se trata apenas de entregar dados. Refiro-me a criar um ambiente convincente de análise de dados. Dashboards podem e devem ter um visual agradável e eficiente. Crie designs bonitos e interessantes. Forneça os dados aos usuários de forma clara e concisa, que motivem os usuários a descobrir as respostas que buscam.



Colaboração


Dashboards eficientes precisam ser compartilháveis e promover a colaboração entre as equipes e os indivíduos, facilitando a comunicação e o feedback. Essas interpretações compartilhadas podem facilitar a análise em segundos ao invés de horas, permitindo às pessoas trabalharem em conjunto de forma mais produtiva.



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