• Roberto Thomazette

Visual analytics é uma bicicleta para nossas mentes



Um conceito poderoso está sendo disseminado entre CIOs: o propósito do analytics é amplificar a inteligência e acelerar a transformação digital. Apesar dos computadores se tornarem cada dia mais espertos, é provável que o objetivo da computação cognitiva não seja apenas substituir os humanos, mas amplificar as habilidades que nós já temos, visando cada vez mais melhorar nossos resultados.


Uma das formas dos negócios se beneficiarem da computação cognitiva de forma eficiente é por meio de gráficos e visualizações. Gráficos e métodos visuais têm um grande poder: eles podem mudar a mente das pessoas, impactar normas e até mesmo a forma de fazer negócio.



Amplificar habilidades inerentes com uma “bicicleta”


Existem muitas qualidades que destacam os humanos entre todos os seres vivos. Uma das qualidades mais importantes é a nossa habilidade de desenvolver ferramentas que nos permitem alcançar muito mais do que poderíamos obter somente com nossas habilidades inerentes.


Essa capacidade nos permitiu sobreviver, prosperar e evoluir mesmo entre severas circunstâncias contrárias. Um bom exemplo acontece a cada dia quando nós nos levantamos e andamos. Os humanos não são os mais eficientes em se mover de um lado para o outro. Entre as criaturas deste planeta, nós ficamos mais ou menos na metade da curva de “eficiência energética”.


Para melhorar esse fator, nós inventamos a bicicleta. Quando isso aconteceu, nos rapidamente pulamos para o início da fila, em termos de eficiência energética para deslocamentos.


Da mesma forma que andar de bicicleta, desenvolvemos o conceito dos gráficos e imagens há milhares de anos. A eficiência com a qual as imagens trazem a informação pode ser descrita pela frase “uma imagem vale mais do que mil palavras”. Gráficos e métodos visuais são como uma bicicleta para nossos cérebros, quando estamos tentando analisar uma situação.


Nossos cérebros podem ir além de forma mais eficiente, ver coisas que não poderíamos ver anteriormente e formular perguntas que nem sabíamos que deveriam ser feitas.



Bicicleta para a mente dos negócios


Bons gráficos visuais ampliam o entendimento humano. Permitem-nos encontrar insights nos dados e amplificar nossa inteligência, como uma bicicleta para a mente dos negócios.


Essas funcionalidades são essenciais para que sua empresa tire o maior proveito da sua plataforma de business analytics. Tenho certeza de que você não quer ficar a pé.



Fique atento a tendências e novidades de mercado lendo outros textos do nosso blog e não se esqueça de deixar suas dúvidas e sugestões.